top of page

Apesar de ainda bem jovens, duras são as experiências pelas quais alguns dos nossos alunos já passaram.

Deixar para trás um país, familiares, amigos é uma aventura que põe à prova a coragem e a resiliência de qualquer um.


Cada vez mais, faz sentido o lema da Fernão ao proclamar-se "UMA ESCOLA DE TODOS E PARA TODOS", em que a promoção do bem estar individual e coletivo a possa transformar naquele "ventre de afeto", capaz de preencher vazios na vida de quem poucas pontes encontra em seu redor.


Para alunos que chegam a Portugal pela primeira vez, descontextualizados e isolados por múltiplos fatores, desde a barreira linguística à sua integração numa cultura totalmente desconhecida, a escola pode e deve representar o alento que lhes suavizará a sua inclusão no nosso país, que já é deles também.


Conscientes de que "A DIVERSIDADE É A NOSSA FORÇA", compete-nos a nós promover o diálogo e a empatia, para que, juntos, encontremos as estratégias adequadas para acolher, respeitar e valorizar as diferenças de todos e de cada um.


Palavras escritas por alunos do 11º5, recentemente, traduzem o nosso sentimento coletivo:



"Um gesto de amor, uma simples palavra, um simples sorriso podem fazer a diferença.

Tornar o mundo melhor está nas nossas mãos!"



A Minha Chegada a Portugal - Relatos



"Inicialmente ... conheci dias de sofrimento e de dor ...."

"Acabei por vir para esta escola, e quando cheguei fiquei muito surpreendida, porque a minha turma me recebeu super bem ... e eu estou feliz, porque agora tenho uma turma com a qual me dou bem e com toda a gente."


(Cadidjato Injai, Guiné-Bissau)







"Gosto de estar em Portugal. Tenho uma vida boa, mas eu sinto a falta dos amigos e da minha família."


(Sayal KC, Nepal)







"Quando cheguei, fui para uma escola privada, e não fui muito bem recebida. Eu era a única estrangeira da escola, os professores não me ajudavam e os alunos não queriam falar comigo. Senti-me muito mal naquela escola."


(Tessa Silva, França)





"Portugal sempre foi o país dos meus sonhos desde a minha infância, para onde sempre quis viajar."

"(Quando cheguei ...) Tive momentos menos bons porque chegar a um país novo em que não se conhece nada, sociedade, pessoas e escolas é um pouco difícil ...".


(Anilson Lopes, Cabo Verde)




"O que me dececionou em Portugal foi ter chegado cá e não ter sido possível estudar nesse ano. Fiquei tão mal de ter perdido um ano sem estudar e não ter ido à escola. No ano seguinte, iniciei as aulas e correu tudo bem, porque me receberam muito bem, fiz novos amigos."


(Joãozinho Djassi, Guiné-Bissau)



"Para mim é importante ter aulas na escola porque tenho mais contacto com alunos portugueses, presto mais atenção, é mais fácil, aprendo mais, percebo melhor as aulas e tenho mais apoio do professor."


(Bianca Gaspar, Colômbia)



Várias línguas, o mesmo sentimento:

Gosto de Portugal!



Trabalho realizado pela professora Armandina André com alunos de PLNM, em colaboração com a

Biblioteca Escolar e o GPRE.



Posts Em Destaque
Categorias
Arquivo
Procurar por tags
bottom of page