O Kid’s Guernica é um projeto adotado desde 2005 pela AMRS, que pretende difundir os valores da liberdade, igualdade e paz, dirigido aos alunos do 2º e 3º ciclos do Ensino Básico e aos alunos do Ensino Secundário, que frequentem as escolas da rede pública dos municípios associados da AMRS.

kids guernica logo trans.png
AMRS logo trans.png

Este projeto, que vive da dinâmica necessária que nasce nas escolas, é uma iniciativa que utiliza como tema de fundo a obra emblemática de Picasso como forma de relembrar que a guerra ainda hoje é uma realidade que massacra a humanidade e que urge erradicar do mundo.

A AMRS e as autarquias da Região pretendem promover uma Educação para a Cidadania, atendendo às realidades sociais, inserindo as crianças e jovens num projeto com simbolismo artístico, cultural e histórico que, consiste, na criação de murais artísticos que simbolizem, com plena liberdade pictórica as questões da Paz.


O objetivo é despertar na comunidade escolar, uma reflexão sobre a importância da comunicação através da imagem que contribua para o crescimento dos alunos, dotando-os de sentido crítico e de capacidade reflexiva, nas suas atitudes e comportamentos, perante a sociedade.


No final, um júri elege um dos trabalhos apresentados que será pintado ao vivo nas dimensões do emblemático quadro Guernica, de Picasso (7,8 m X 3,5m), e servirá de pano de fundo à festa final que envolve todos os participantes, alunos e professores, em ambiente de festa, convívio e animação.