top of page

Metade das escolas públicas portuguesas aderiu ao projeto da Academia de Líderes Ubuntu e vai estar representada no Encontro Nacional de Escolas Ubuntu, dia 8 de novembro, no Grande Auditório da Gulbenkian, uma iniciativa conjunta do Ministério da Educação, da Fundação Calouste Gulbenkian e do Instituto Padre António Vieira (IPAV).
Pondo o seu enfoque no desenvolvimento integral do indivíduo e na promoção de cinco competências fundamentais: autoconhecimento, autoconfiança, resiliência, empatia e serviço, o método ubuntu constitui, segundo Rui Marques – Presidente do IPAV “uma ferramenta com resultados positivos comprovados na promoção do sucesso escolar, no combate ao bullying, entre outras áreas.” Os resultados expectáveis passam por "uma comunidade educativa, quer do lado dos educadores Ubuntu, quer dos jovens participantes nas academias, que seja capaz de cuidar melhor - de si próprio, dos outros e do planeta - tanto na dimensão da liderança servidora, como na dimensão da construção de pontes. Uma comunidade mais inclusiva, que promova o pleno desenvolvimento de todos e qualquer um dos seus elementos, uma comunidade mais solidária, mais humana e capaz de avançar para os desafios que sempre estarão no seu caminho".
Por estas razões e por se acreditar na importância do reforço das competências socio-emocionais, sobretudo num período marcado pelos efeitos da pandemia, o Ministério da Educação, no âmbito do plano de recuperação das aprendizagens 21|23 Escola+, abriu às escolas a possibilidade de aderirem ao projeto da Academia de Líderes Ubuntu e aos educadores e alunos a possibilidade de terem a formação adequada.

Do programa do Encontro Nacional de Escolas Ubuntu constam várias comunicações, entre elas de Rui Marques, Presidente do Instituto Padre António Vieira; João Costa, Secretário de Estado da Educação e Tiago Brandão Rodrigues, Ministro da Educação. Especial será também o momento em que a convidada Doaa Al Zamel se fará ouvir.
Doaa Al Zamel é uma dos onze sobreviventes do naufrágio de um barco com 500 refugiados a bordo.



Para conhecer a sua história ver o vídeo de Melissa Flemming, Secretária Geral Adjunta de Comunicações Globais do Alto-Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados.



A Fernão é Escola Ubuntu e também estará representada no evento.
Posts Em Destaque
Categorias
Arquivo
Procurar por tags
bottom of page