Depois da apresentação do seu produto final em Rheinberg no mês de março, os alunos que integraram o grupo do Projeto Erasmus+ “Dream a little dream” foram convidados a fazer um balanço da sua experiência.
Do muito que quiseram partilhar ressaltaram a importância do projeto para o estabelecimento de pontes com alunos de outras turmas, com os quais eventualmente nunca se teriam cruzado para a realização de um trabalho conjunto, assim como o impacto, em termos pessoais, da prática teatral, e o orgulho, em termos coletivos, do produto final alcançado, um exemplo de resiliência ao longo das dificuldades e incertezas geradas pela pandemia.
O contacto com os parceiros alemães e espanhóis juntamente com a visita a Rheinberg deixaram memórias fortes e felizes. A consciência de terem visitado um país, uma escola, como parceiros Erasmus e não como turistas, permitindo-lhes isso um contacto autêntico com uma escola em funcionamento e a integração numa família e na sua dinâmica quotidiana, foi algo, que, assim referido, mostrou a sua compreensão dos objetivos do programa.
As emoções vibraram, porém, mais alto enquanto falavam das novas amizades, dos momentos de convívio, da simpatia das famílias de acolhimento, da descoberta do Outro e da sua cultura.
O “Dream a little dream” ajudou “a vencer incertezas, inseguranças, timidez”, “a praticar outras línguas”, “a criar novas amizades”, “a tornarmo-nos melhores pessoas ao convivermos uns com os outros”, em suma “foi uma experiência inesquecível”.
Comments