top of page

Apesar de todas as adversidades causadas pela pandemia o projeto Erasmus+ “Dream a little dream”, um projeto de teatro que teve como enfoque os medos e as esperanças dos nossos jovens em relação ao futuro, alcançou os seus objetivos.
Em Rheinberg onde, entre 20 e 26 de março, decorreu o segundo encontro transnacional, tiveram lugar os últimos ensaios, sob a orientação de Carlos Melo, e a peça resultante do trabalho conjunto dos três países parceiros - Alemanha, Espanha e Portugal estreou no dia 25, no auditório da Câmara Municipal de Rheinberg. Assistiram à peça, entre outros, o Presidente da Câmara Municipal, os ex-diretor e atual diretor da Europaschule Rheinberg e ainda a Consul-Geral Lídia Nabais, a exercer funções no Consulado Geral de Portugal em Düsseldorf e que nos quis honrar com a sua presença.
Com garra e convicção os jovens mostraram ser cidadãos conscientes dos problemas que os rodeiam na sociedade do seu tempo, mas também capazes de assumir causas que os movem, certos de que está em cada um de nós a determinação, vontade e capacidade de mudar o futuro.
Todo o processo conducente à realização da peça foi uma caminhada de reflexão e de tomada de consciência de si, do outro e do mundo que terá, seguramente, contribuído para o exercício de uma cidadania mais ativa e esclarecida.
Disponibilizando-se para responder a questões colocadas pelo público foi com muita satisfação que confirmámos, através das palavras dos alunos, o quão importante continua a ser desenvolver projetos Erasmus+, e o quanto valores como a empatia podem ser a chave da resolução de muitos dos problemas que grassam pelo mundo.
Foi com alegria e também com alguma emoção que todos - professores, alunos e familiares abandonaram o auditório.
O desafio que o “Dream a little dream” constituiu para todos nós foi mais uma prova de que, mesmo em contextos adversos, é possível ultrapassar obstáculos e realizar um excelente trabalho colaborativo.
Aos parceiros de Rheinberg que tão calorosa e dignamente nos acolheram, o nosso agradecimento. A todos os que nunca desistiram para aqui chegarmos, PARABÉNS!


A semana que os jovens passaram em Rheinberg é descrita como uma experiência inesquecível e enriquecedora. Numa atmosfera de conforto e com atenção permanente ao outro foi possível conciliar o trabalho com momentos de lazer e interação entre alunos, professores e famílias de acolhimento. Os elos foram-se estreitando ao longo dos dias e houve tempo para aprofundar o conhecimento recíproco, descobrir novos locais e um pouco da sua história. A hora da despedida foi difícil para todos nós.
Abaixo algumas imagens que ilustram o programa concebido para o encontro.

20 de março - chegada
Receção dos parceiros em espaço de convívio contíguo à escola.
Encontro com alunos, professoras participantes e famílias. Martin Reichert, diretor da escola, fez parte da delegação que nos recebeu. Foram as primeiras palavras e os primeiros sabores experimentados em Rheinberg. O prazer do reencontro era evidente.
21 de março - 2ªfeira
Dia de atividades interativas para promover o conhecimento recíproco entre os participantes, o conhecimento da escola, do trabalho desenvolvido desde o encontro em Almada e da cidade de Rheinberg.

22 de março - 3ªfeira
Visita guiada à exposição "Das zerbrechliche Paradies" no gasómetro de Oberhausen, transformado em espaço de exposições. Fotografias fantásticas, levando a uma profunda reflexão sobre o efeito das alterações climáticas no nosso "frágil paraíso".
Tempo para descobrir Oberhausen e promover o diálogo entre os participantes.
23 de março - 4ªfeira
Ensaio durante a manhã. Discussão e integração das propostas de trabalho dos três países na construção do produto final. Durante a tarde os jovens relaxaram em Moers numa atividade física do seu agrado.

24 de março - 5ªfeira
Ensaio durante a manhã no auditório da Câmara Municipal de Rheinberg. Encontro com jornalista - entrevista sobre o projeto "Dream a little dream".
Durante a tarde visita guiada ao Parque Arqueológico de Xanten, local onde existiu a cidade romana Colonia Ulpia Trajana, sendo hoje o maior museu arqueológico ao ar livre da Alemanha. Circuito pelas ruas de Xanten.
25 de março - 6ªfeira
Ensaio.
Trabalho colaborativo preparando a elaboração do relatório final.
Apresentação da peça. Interação com o público.
Convívio / despedida.
25 de março - 6ªfeira

26 de março - Sábado
Regresso a Portugal


Ver vídeo integral da peça aqui












































Posts Em Destaque
Categorias
Arquivo
Procurar por tags
bottom of page