top of page

O projeto “Dream a little dream” é um projeto de teatro, desenvolvido entre três parceiros: Alemanha, Espanha e Portugal. Os jovens participantes dos três países refletem sobre sonhos, medos e esperança em relação ao futuro. Cada grupo, confrontado com o contexto europeu em que se insere e com a especificidade do país em que vive, tem selecionado temas que considera de debate urgente e procura apresentar propostas teatrais que os expressem.


Iniciado no ano letivo de 2019/2020, o projeto foi interrompido em 2020/2021 devido à pandemia, mas de novo retomado em 2021/2022 para se chegar ao produto final – uma peça conjunta que porá em palco 30 jovens dos três países, dando voz aos seus medos, transversais, na maior parte das vezes, mas acima de tudo mostrando que estão conscientes de soluções que poderão contribuir para mudar o rumo do futuro e da força que os jovens têm para, unidos, lutarem por um mundo melhor.

Depois de um encontro virtual, realizado em outubro, Almada foi o destino da primeira mobilidade transnacional do “Dream a little dream”, entre 8 e 12 de fevereiro pp. Se bem que ainda condicionados pelos cuidados a ter devido aos receios de propagação do Covid-19, o encontro foi um momento de alegria para os nossos jovens que há tanto tempo ansiavam pela oportunidade de se conhecerem presencialmente.

O Parque da Paz recebeu os parceiros no dia da chegada, 7 de fevereiro, e o pôr do sol na Costa da Caparica, foi o cenário escolhido para a última recordação desta visita, antes da partida, no dia 13. O tempo magnífico que se fez sentir durante a semana, a hospitalidade que carateriza o povo português e o apoio da Câmara Municipal de Almada no que respeita a cedência de transporte e o acolhimento do grupo em locais significativos do concelho contribuíram para o êxito da mobilidade e para suavizar o trabalho que fez parte do programa de atividades do encontro.


Após um primeiro contacto com a escola e uma visita guiada pelas instalações, os parceiros assistiram à apresentação de diversos trabalhos desenvolvidos em sala de aula por alunos portugueses. De seguida escolheram temas para debate em pequenos grupos com representantes dos três países. A discriminação, o conservadorismo versus progressismo, a marginalização e a paz foram temas fortes que deram azo a muita troca de opiniões e a novos trabalhos conjuntos.



Os ensaios, que ocuparam grande parte do tempo de atividades, orientados pelo pedagogo de teatro Carlos Melo, constituíram, todavia, o enfoque principal do encontro. Foi seu papel, com a colaboração dos jovens atores, reunir as propostas teatrais dos três parceiros num novo produto que servirá de ponto de partida para a construção da parte final da peça, o que está, neste momento, a acontecer em cada um dos países.


Almada e a Fernão receberam com gosto os parceiros do "Dream a little dream" . O testemunho de Mareile Manthen, representante do país coordenador, a Alemanha, só pode ser motivo de orgulho para nós:


“Man hatte den Eindruck, dass sich dort Freunde trafen, die sich schon viel länger kannten. Manten: „Es ist faszinierend, wie nah sich die Kinder in dieser Zeit gekommen sind. So ein kultureller Austausch ist so viel mehr als nur ein Besuch in Portugal. Alle Teilnehmer haben nun erlebt, wie herzlich und intensiv ihre Gastgeber sie hier aufegenommen haben. Diese Erfahrung ist mit keinem Geld der Welt zu bezahlen.“ / (Tinha-se a impressão de que se tratava de um encontro de amigos que já se conheciam há muito. Manten: “É fascinante ver como os jovens se aproximaram tanto uns dos outros durante este tempo. Um intercâmbio cultural como este é bem mais do que uma visita a Portugal. Todos os participantes sabem agora, como os seus anfitriões os acolheram de maneira tão calorosa e intensa. Esta experiência não se paga com dinheiro nenhum do mundo.”)


Entre 20 e 26 de março terá lugar uma segunda mobilidade transnacional, desta vez em Rheinberg, Alemanha, e aqui, seguindo a mesma metodologia de trabalho, surgirá a conclusão da peça, o que nos permitirá ter atingido o produto final que “Dream a little dream” se propôs concretizar.

Comments


Posts Em Destaque
Categorias
Arquivo
Procurar por tags
bottom of page