O projeto DeliberaEscola, coordenado por Paula Cardoso, é financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian e implementado pelo Fórum dos Cidadãos.
Tem por objetivos aumentar a participação cívica e o compromisso democrático dos jovens no meio escolar, bem como promover a inclusão de todos os alunos no processo.
Cinco jovens do ensino secundário da Fernão Mendes Pinto vão receber, sem quaisquer custos associados, formação nesta área. Durante três dias, de 26 a 28 de novembro, ficarão instalados no Caparica Sun Centre e serão preparados para assumirem o papel de facilitadores do trabalho que vier a ser desenvolvido ao longo do ano com o “Conselho de Alunos” do ensino básico. Deste constarão 12 alunos sorteados, quatro por ano de escolaridade. Com esta metodologia pretende-se envolver aqueles que normalmente se autoexcluem na participação em atividades que promovem a prática ativa da cidadania.
Capacidade de liderança, capacidade de argumentação, espírito crítico e criatividade são qualidades que os alunos que se candidataram ao projeto irão revelar e pôr ao serviço do mesmo na sua relação com os pares que irão acompanhar.
Todos merecem apreço pelo desafio a que se submeteram e espera-se que , no futuro, possam falar da sua experiência de modo tão entusiástico como o fizeram alguns alunos de outras escolas que já tiveram oportunidade de participar no DeliberaEscola.
Testemunhos - https://bit.ly/TestemunhosDeliberaEscola
Futuros facilitadores da Fernão:
João Freitas - 10º6
Marta Canilhas - 10º6
Lara Ribeiro -11º5
Sofia Curto - 11º5
Madalena Gonçalves - 12º1
Comentários