O programa CHANGE, desenvolvido pelo Serviço Jesuíta para os Refugiados (JRS), pelo JRS-Europa e mais 8 países europeus – Bélgica, Hungria, Irlanda, Itália, Países Baixos, Croácia, Malta e Espanha, pretende chamar a atenção dos nossos jovens para a realidade migratória e para as histórias dos que escolheram Portugal como país de destino ou aqui foram acolhidos.


Tendo como público-alvo alunos de várias faixas etárias, do 6º ano ao 1º de faculdade, este projeto aborda o tema das migrações e refugiados, numa perspetiva de rigor, equidade, respeito e inclusão, combate preconceitos e estereótipos e promove o espírito crítico.


Ensinar para a Mudança e motivar "alunos embaixadores" a desencadear ações que contribuam para a criação de uma visão mais justa e empática do migrante e do refugiado são dois grandes objetivos do CHANGE.


Histórias de vida, na primeira pessoa, contadas por quem foi obrigado a abandonar o seu país serão momentos de confronto com duras realidades e motivo de reflexão individual e coletiva.


Na Fernão oito turmas (7º3, 8º1, 10º2, 10º6, 11º1, 11º5, 12º5 e 12º6), nove professoras, o GASAF (Gabinete de Apoio Social ao Aluno e à Família) e o GPRE (Gabinete de Projetos e Relações com o Exterior), abraçaram este projeto. Marta Carvalho, representante do JRS, tem estado a apresentar o CHANGE às diversas turmas participantes.


Do trabalho colaborativo que se vai desenvolver nos próximos meses esperam-se frutos que façam jus ao lema da Fernão:

“ UMA ESCOLA DE TODOS E PARA TODOS”













Posts Em Destaque
Categorias
Arquivo
Procurar por tags
This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now