top of page

A participação no projeto CHANGE despoletou emoções e contribuiu de modo decisivo para um conhecimento mais aprofundado, esclarecido e crítico sobre a realidade do mundo dos refugiados e migrantes.


Pelas palavras dos alunos percebemos o impacto das sessões levadas a cabo por Marta Carvalho, representante do projeto por parte do JRS, e também por refugiadas que se disponibilizaram a interagir com os nossos jovens, relatando as suas experiências, ligadas ao abandono dos países de origem. As aulas de Cidadania levaram outras vidas à vida de cada um e promoveram a reflexão e a empatia em relação a outros com percursos diferentes e tantas vezes repudiados.

O diálogo com Marta Carvalho e com as refugiadas cativou quem as ouviu. Com elas muito se aprendeu e estamos certos de que daí resultou uma melhor compreensão dos dramas e sonhos de quem se vê forçado a trocar o seu país pelo desconhecido, enfrentando perigos, preconceitos e situações de vida precárias e desumanas até.

Tomar consciência dos desafios que se colocam a refugiados e migrantes na sua luta pela sobrevivência ou por melhores condições de vida significou também tomar consciência de si, valorizar o que a vida nos oferece. Para os nossos jovens estes encontros tornaram-se oportunidades de reflexão e de crescimento, enquanto indivíduos e cidadãos do mundo, desejando-se que tudo isto contribua para uma coexistência futura mais harmoniosa, numa perspetiva de verdadeira inclusão e respeito pelos Direitos Humanos .

Conhecer o Outro, entendê-lo, respeitá-lo, acolhê-lo, ajudá-lo e criar-lhe as condições necessárias para que a equidade e inclusão possam estar garantidas, dependerá de todos e de cada um.

O CHANGE atingiu os seus objetivos, contribuindo para esclarecer, promover a mudança de atitude em relação a refugiados e migrantes e, sobretudo, fazer crescer a vontade de AGIR!








Comments


Posts Em Destaque
Categorias
Arquivo
Procurar por tags
bottom of page