A convite da Divisão de Juventude da Câmara Municipal de Almada, 42 alunos - do 9º2 e do 10º3, acompanhados por três professoras, estiveram no passado dia 19 de abril, no Auditório Costa da Caparica, para assistirem à apresentação do livro “Livres e Iguais – Projeto de Promoção do Interculturalismo”, com o músico Carlão. Esta apresentação foi ainda enriquecida com uma performance musical e teatral sobre os três grandes temas do livro: o racismo, a discriminação étnica e a xenofobia.
Com três histórias ficcionadas sobre estas questões, o autor propõe-se contribuir para sensibilizar, promover a reflexão e combater atitudes e comportamentos discriminatórios de modo a alcançarmos uma sociedade intercultural em que a diversidade seja sinónimo de liberdade, igualdade e equidade.
A interação constante com o público bem como as atividades levadas a cabo cativaram os nossos jovens que aprenderam e compreendem a pertinência da discussão sobre os temas da obra que lhes foi gentilmente oferecida.
A Mercedes Reis que tem estado a trabalhar questões relacionadas com o multiculturalismo, dá-nos o seu testemunho sobre o que esta visita de estudo significou para si:
“Na passada terça-feira (dia 19/04/2022) fomos a uma visita de estudo na Costa. Fomos ouvir o Carlão a falar sobre o seu livro. O livro tem temas bastante relevantes para os dias de hoje como o racismo, xenofobia… Foi muito importante a maneira como estes temas foram abordados, de uma forma muito direta e com menos “tabu”. Vimos ainda uma performance teatral a relatar um testemunho pessoal que nos fez perceber melhor a realidade, uma realidade menos feliz.
Gostei muito da visita e sinto que aprendi mais sobre os temas e vai-me ajudar ainda a completar o meu trabalho.”
Commenti