top of page

Decorreu no passado dia 28 de maio o lançamento virtual da Antologia "Amor", o resultado de uma atividade de escrita colaborativa e ilustração de contos, inserida no projeto Read On, ao qual a Fernão tem vindo a dar o seu contributo desde 2018.


A abrir o evento destacaram-se as palavras de Odd Henning, Coordenador do Projeto Read On, e de João Costa, Secretário Geral da Educação.

Orgulhoso dos resultados alcançados com a participação das escolas neste projeto, Odd Henning reforçou a importância da leitura e do domínio de línguas estrangeiras não só em contexto escolar mas como ferramentas essenciais para a vida garantindo o acesso ao conhecimento, à informação que cada um de nós terá de procurar pelos seus próprios meios.

João Costa acentuou o poder da relação, que nos torna Pessoas, e o valor da palavra na construção dessa relação. Relembrou como o acesso ao livro a tantos foi vedado, pela sua proibição e até destruição e exprimiu o seu desejo de que, usufruindo da liberdade que a democracia em que hoje vivemos nos confere, o saber ler, o ler muito, o gostar muito de ler se tornem, cada vez mais, uma realidade na vida dos nossos jovens.


Seguiram-se as intervenções das escritoras e do escritor que trabalharam com os alunos das quatro escolas de Almada que participaram nesta iniciativa, a saber ES Anselmo de Andrade, ES Cacilhas-Tejo, ES Emídio Navarro e ES Fernão Mendes Pinto.

Nuno Matos Valente acompanhou os alunos da Fernão. Nas restantes escolas estiveram Inês Barata Raposo, Maria Francisca Macedo e Sandra Carvalho. Deste trabalho conjunto resultou um conto em cada grupo, tendo sempre como tema principal o Amor. Assim surgiu a Antologia, referente a 2019/2020, ilustrada por uma aluna da ES Romeu Correia.


Depois de ouvidos os escritores relativamente às suas abordagens, ao desafio que constituiu uma escrita coletiva, por oposição ao ato solitário das suas rotinas, às dificuldades e surpresas ao longo do processo, não restaram dúvidas de que, para todos, o trabalho direto com alunos, nas escolas, havia sido uma experiência altamente gratificante.

O mesmo aconteceu quando foi dada voz aos alunos que puderam, longamente, exprimir o que sentiram durante a evolução do percurso criativo e colaborativo, percebendo-se como ficaram orgulhosos do seu produto final, quanto haviam aprendido e até que ponto esta oficina modificara a sua relação com a leitura e a escrita.


Importante foi também ouvir o depoimento das professoras dos jovens participantes que, unanimemente, manifestaram o seu entusiasmo com a iniciativa, pelo impacto nos alunos, a nível individual e coletivo, no desenvolvimento da sua criatividade, comunicação, colaboração, espírito crítico, autonomia, responsabilidade e autoconfiança, permitindo a abordagem de um tema que, pelas suas caraterísticas, levou a discussões muito participadas.


A Fernão orgulha-se de " Equívocos", o conto do 11º 7, e as intervenções da aluna Elisiane Tavares, do aluno Leonardo Pedroso e da sua professora Sandra Videira, mostraram que experiências destas valem a pena e devem ser repetidas.


Na parte final do evento tomou ainda a palavra a Diretora da Fernão, Ana Pina, que, para além de enaltecer a escrita e o processo criativo que lhe está subjacente deixou um estimulante desafio para o futuro: sendo Almada um concelho com 44 nacionalidades diferentes, abrir o projeto à comunidade e apelar à participação de outros povos, outros escritores, transformando-o assim num fator de coesão e aproximação social.


Andreia Brites, mediadora de leitura e editora da secção infantil e juvenil da revista «Blimunda» moderou as intervenções.

Representantes da Rede de Bibliotecas Escolares e do Plano Nacional de Leitura louvaram a iniciativa e a qualidade e interesse das comunicações. Graça Carvalha, membro dinamizador do Read On encerrou o encontro.



Ler antologia aqui.


Lançamento da Antologia - versão integral aqui



e

Posts Em Destaque
Categorias
Arquivo
Procurar por tags
bottom of page