top of page

Encontro Internacional: OECD Future of Education and Skills 2030

Tema: “Overcoming challenges in curriculum delivery during school closures and transition back to school”

Convidada para participar neste encontro que se realizou nos dias 19 e 20 de maio de 2020, de imediato o entusiasmo foi muito. Aceite o convite, sabia apenas que a minha voz juntar-se-ia às vozes da Dra. Ana Pina, Dra. Lurdes Cruz e à da minha colega Sofia Gonçalves. Estas vozes da Escola Secundária Fernão Mendes Pinto fariam eco, via ZOOM, juntamente com as vozes de todos os outros representantes portugueses das escolas de Moimenta da Beira, de Alcanena e Escola Técnica e Profissional da Moita. Outras bandeiras se içaram neste encontro, como as da China, Coreia do Sul, Dinamarca, Canadá, Estados Unidos, Espanha, Irlanda, entre outras. A participação portuguesa é liderada pelo Sr. Secretário de Estado da Educação, Doutor João Costa, um dos consultores do projeto Futuro da Educação e Competências: Educação 2030.

Após dois meses de confinamento em casa e já com a informação de que teria de voltar à escola, num ápice, tive a oportunidade de viajar e participar num encontro internacional. Para todos nos entendermos, a língua de comunicação foi a inglesa. Foi necessária uma preparação prévia que passou pela leitura de documentos e informação sobre a natureza deste encontro e, principalmente, sobre a temática proposta. Procedi a uma leitura atenta de todos os documentos enviados e, de forma assertiva, participei em todo o processo, ouvindo, debatendo e apresentando propostas que respondessem aos desafios apresentados, nomeadamente sobre o desenvolvimento do currículo durante o período de ensino à distância e a transição para o regresso à escola.

O Encontro decorreu em dois turnos, o da manhã e o da tarde. Participei no turno da tarde, 16h-19h, e, após o encontro do grande grupo, fomos divididos por dez grupos de trabalho, estando já o moderador e o secretário de cada grupo previamente selecionados. Os subtemas versavam o “Acesso à Educação”, a “Qualidade da Educação” e o “Bem-estar dos Alunos”. O meu grupo abordou este último subtema e, depois de termos refletido e apresentado propostas, foi eleita aquela que, com o contributo de todos, foi apresentada ao grande grupo pela moderadora.

Foi um privilégio poder participar neste Encontro que deu voz a Alunos e Professores que continuam a trabalhar para a formação de uma Escola que acompanha a evolução dos tempos.



Beatriz Alexandra T. B. Fernandes

Posts Em Destaque
Categorias
Arquivo
Procurar por tags
bottom of page