top of page

No dia 18 de dezembro celebrou-se, na biblioteca, das 9h15 às 12h10, o Dia Internacional das Migrações, uma iniciativa conjunta do Gabinete de Projetos e da Biblioteca Escolar.


Esta data, significativa para a Fernão já que os seus alunos provêm de cerca de 18 nacionalidades diferentes, foi aproveitada para valorizar e dar visibilidade às línguas e culturas maternas dos alunos que a frequentam.


Com a colaboração da professora Armandina André, os alunos de Português Língua Não Materna (PLNM) prepararam a apresentação de uma mesma lenda nas suas línguas de origem, levando assim a todos os presentes novas sonoridades.


Responderam ainda às questões colocadas pelos colegas e professores que assistiram às sessões, dando assim a conhecer hábitos e costumes próprios das suas culturas.


Grande interesse suscitou também a intervenção da encarregada de educação Maryam Loutfi, de nacionalidade marroquina, que, para além de ler excertos de um conto em língua árabe, brindou a assistência com informação sobre especificidades da sua língua materna, sua expansão e importância enquanto veículo transmissor de cultura ao longo dos tempos. Deu ainda exemplos que atestam, por um lado a adoção, na língua portuguesa, de palavras árabes , por outro o legado de vocábulos de origem portuguesa e de outros países europeus que são usados correntemente em Marrocos.


Deste cruzamento de línguas e culturas resultou seguramente um enriquecimento recíproco com melhor conhecimento e compreensão do Outro.





Posts Em Destaque
Categorias
Arquivo
Procurar por tags
bottom of page