top of page

O professor Elder Almeida, coordenador do Clube Ciência Viva na Escola, esteve presente no Encontro de Lançamento da Rede de Clubes Ciência Viva na Escola - Ano letivo 2019/2020, no passado dia 15 de outubro, no teatro José Lúcio da Silva em Leiria.

A Escola Secundária Fernão Mendes Pinto é uma das 237 escolas que integra a Rede de Clubes Ciência Viva na Escola, promovida pela Direção Geral de Educação e pela Ciência Viva, compreendendo estabelecimentos de ensino público, privado e profissional. No evento estiveram presentes 166 clubes correspondendo a 70 % da rede.

O encontro serviu para reforçar o conceito dinâmico e plural dos clubes enquanto espaços de ciência e conhecimento adaptados às caraterísticas específicas das comunidades.

Os clubes sendo espaços de ciência na escola, abertos a toda a comunidade educativa, estimulam o entusiasmo pela ciência e o acesso à cultura científica e tecnológica e pretendem contribuir para a modernização dos modelos e estratégias de ensino usados pelos professores, nomeadamente através da interdisciplinaridade, trabalho prático e experimental, contextualização do conhecimento e desenvolvimento de competências científicas relevantes. Estes clubes promovem ainda o estabelecimento de parcerias com instituições científicas e de ensino superior, autarquias, centros Ciência Viva, empresas com I&D, museus e outras instituições culturais.

Apesar de o clube ainda ser recente na nossa escola, muitas das atividades, por nós desenvolvidas, encontram-se em sintonia com os princípios elencados durante o encontro. Esta convergência reforça a nossa motivação para dar continuidade e ampliar o trabalho iniciado no ano transato, enfatizando a importância da Educação em Ciência junto dos alunos e restante comunidade educativa.


Elder Almeida

Posts Em Destaque
Categorias
Arquivo
Procurar por tags
bottom of page