top of page


"A escola assume quase tantos rostos quantos os agentes que a procuram, buscando-lhe sentidos e atribuindo-lhe mandatos - o estado, os decisores, os professores, os alunos, as famílias, o mercado de emprego, os media, a sociedade civil. A sua missão já não se resume à tríade ler, escrever e contar, nem a um conjunto de aprendizagens diretamente relacionadas com o mundo do trabalho. Exige-se que ela também forme cidadãos participativos, informados, competentes, solidários e responsáveis."

Na conferência internacional "Educação, Cidadania, Mundo - Que Escola para que sociedade?", realizada durante os dias 28 e 29 de maio, em Lisboa, foram feitas intervenções e lançado o debate sobre o papel da educação e da escola pública dos nossos dias, enquanto "instrumento de transformação das sociedades no sentido do alargamento da democracia, de uma maior inclusão e de práticas de equidade".

Para além das várias comunicações da responsabilidade de especialistas na área da educação, mereceu particular interesse o painel "Participação, democracia e cidadania: a voz dos alunos", moderado por João Costa, Secretário de Estado da Educação. Durante o tempo que lhes foi atribuído, alunos portugueses e de Montenegro puderam, numa conversa franca e informal, expressar as suas ideias sobre os temas em debate e responder a questões que lhes foram endereçadas.


Beatriz Góis, aluna do 9ºano, representou dignamente a Fernão e, recorrendo às suas vivências pessoais, à sua reflexão e ao conhecimento da escola que frequenta, ilustrou e defendeu conceitos de modo claro, seguro e convincente.


Ouvi-la foi um prazer e as suas palavras e modo de estar, sério e divertido, mereceram grandes elogios entre os participantes.


De destacar são momentos em que explica como se vive e respeita a multiculturalidade, como currículo e cidadania se cruzam, como deve ser entendida a democracia numa escola.


A não perder:




Versão integral da conferência aqui



Posts Em Destaque
Categorias
Arquivo
Procurar por tags
bottom of page