top of page

Em 2015 foram lançadas as sementes de um projeto de intercâmbio com a escola “Max-Planck-Gymnasium” de Dortmund que, ao longo de cinco anos, tem criado raízes e fortalecido. Tal como uma árvore frondosa proporciona sombra, também este projeto tem oferecido experiências interculturais a alunos portugueses e alemães, o que voltou a acontecer em 2019.

Imbuídos do espírito de aventura que orientou Fernão Mendes Pinto na sua viagem, 14 alunos acompanhados por duas professoras, partiram à descoberta de uma nova cidade. Viveram, de 6 a 12 de março, o ambiente de uma escola alemã, a vida em família, o pulsar de uma cidade e de um pouco da Alemanha. Esta experiência intercultural foi marcante para o seu crescimento como alunos e como seres humanos. O mergulhar num contexto diferente do deles permitiu-lhes conhecer novas realidades, usos e costumes. A visita à cidade de Dortmund proporcionou-lhes descobrir uma Dortmund de hoje e de ontem.


Das visitas realizadas destaca-se a que foi feita a Steinwache- Museu Memorial em Dortmund, que foi esquadra de polícia e prisão para detenção de suspeitos.

Durante o regime nazi foi utilizada não só como prisão, mas também como local de tortura para os opositores do regime, ganhando a reputação de Die Hölle von Westdeutschland (“O Inferno da Alemanha Ocidental”).

Desde 1992 que alberga a exposição permanente Widerstand und Verfolgung in Dortmund 1933-1945 ("Resistência e Perseguição em Dortmund de 1933 a 1945”), testemunho da perseguição durante o Nacional Socialismo através de fotos e textos/testemunhos.


Outra visita importante foi a realizada à cidade de Colónia, cuja Catedral é um importante exemplo de arquitetura e o símbolo da cidade, com paragem na Hohenzollernbrücke, ponte “recheada” de cadeados, símbolo do amor eterno trocado entre amantes.


A passagem por estes marcos foi adoçada pela visita ao Museu do Chocolate, onde alunos e professores mergulharam em 3.000 anos de história do chocolate e degustaram um pouco do mesmo.

Associado ao doce está o salgado e o “sal” que temperou esta visita foi a tempestade que se abateu sobre a região e sobre a cidade, o que fez que algumas horas fossem passadas dentro de um comboio, aguardando a hora de se poder regressar com segurança a Dortmund.


Esta experiência intercultural englobou, para além da assistência a aulas, outras atividades, dentro e fora da escola. De destacar é a oficina das artes, onde os alunos estamparam em T-shirts expressões relacionadas com a interculturalidade, e a patinagem no gelo, em que entraram a patinar a medo e saíram demonstrando já alguma segurança.


As aventuras e desventuras de Fernão Mendes Pinto ficaram registadas na “Peregrinação”; os momentos vividos pelos alunos deste intercâmbio irão ficar para sempre gravados nas suas memórias.


Esmeraldina Gralha

Posts Em Destaque
Categorias
Arquivo
Procurar por tags
bottom of page