top of page

Em Novembro do ano passado, a escola recebeu um convite da Associação Sindical dos Juízes Portugueses para participar nas iniciativas "Formar para a Cidadania" e "Tribunal de Porta Aberta" – 2019.

Com estas iniciativas junto das escolas, a associação tinha como objetivo promover um sentimento de proximidade e confiança entre os jovens e o sistema judicial.

Pretendia-se falar de justiça, dar a conhecer o dia-a-dia dos tribunais, explicar o papel de cada um dos intervenientes no sistema – juízes, magistrados do Ministério Público, advogados e funcionários – e esclarecer os direitos dos cidadãos.

A Professora Cristina Azevedo, Diretora de Turma de 9ºano, inscreveu a escola no programa e no dia 8 de Janeiro a FERNÃO recebeu a honrosa visita do próprio Presidente da Associação Sindical dos Juízes Portugueses (ASJP) - Juiz Desembargador Manuel Soares -, que fez questão de fazer pessoalmente a visita à Fernão Mendes Pinto por ter sido aluno da mesma no ensino secundário.

Assistiram à sessão todas as turmas de 9º ano, e nela responderam-se a perguntas como: “Para que servem os Tribunais e como funcionam? “Qual o papel do juiz?”, ou “Quais os direitos e deveres de cada cidadão?”. Discutiram-se ainda assuntos como a violência doméstica, redes sociais, consumo e tráfico de drogas, multas e penas de prisão.

No final da sessão, alguns alunos e a referida Diretora de Turma juntaram-se ao presidente da ASJP e participaram na realização de um vídeo promocional das iniciativas, para divulgação junto da comunidade educativa.

No dia 9 de Janeiro, a turma 9º1 assistiu a uma audiência de um julgamento sobre violência doméstica, e ainda a um julgamento sumário de um jovem por condução sem carta de condução, presididos pela Exma. Sra. Juíza Ana Filipa Félix, no Tribunal de Almada.

Duas iniciativas extremamente pertinentes para uma escola “De todos e para todos” que pretende formar futuros cidadãos responsáveis, autónomos, críticos, solidários e transformadores!


Cristina Azevedo


Posts Em Destaque
Categorias
Arquivo
Procurar por tags
bottom of page