top of page

A FERNÃO NA OCDE

Discutindo o Futuro da Educação

A convite do Ministério da Educação e através da Direção Geral de Educação, a Diretora da Escola Secundária Fernão Mendes Pinto, Ana Pina, e uma aluna do 9ºano, Beatriz Góis, participaram no VIII Encontro do projeto da OCDE “Future of Education and Skills: Education 2030”, que envolve 28 países e desenvolve um Quadro de Referência Internacional (QRI) de conhecimentos, competências, atitudes e valores que os jovens precisam de adquirir para compreender e participar num mundo em rápida mudança.


O grupo de participantes reúne duas vezes por ano e conta, para além dos representantes dos ministérios dos diversos países, com a participação de peritos internacionais, quer de universidades, quer de outras instituições, entre as quais se encontra, por Portugal, a Fundação Calouste Gulbenkian e a fundação Aga Khan, de redes de escolas e outras entidades parceiras.


Ainda no âmbito deste projeto, foram criados subgrupos que discutem, refletem e dão contributos para o trabalho do QRI. Portugal integra ativamente o grupo da “Co-agency”, ou seja, a articulação entre o “students agency” e o “teachers agency”, uma vez que o nosso país, com a sua iniciativa “Voz dos Alunos”, foi o primeiro a integrar, nas reuniões da OCDE, alunos que se pronunciaram sobre as questões do desenvolvimento curricular e sobre as suas necessidades para as competências do Século XXI.


Assim, entre os dias 29 e 31 de outubro, a escola Secundária Fernão Mendes Pinto representou o país, juntamente com cinco outras escolas (públicas e privadas), na reunião final da 1ªfase do projeto, realizada na sede da Organização, em Paris, na qual foram afinados os conceitos de "students agency", "teachers agency", entre outros, e debatidas e validadas as 36 competências fundamentais para a Educação do século XXI, selecionadas pelos países que integram o projeto. Foram ainda partilhadas várias narrativas recolhidas nos diferentes países sobre as respetivas realidades escolares e opiniões de alunos e professores sobre a Educação.


Nesta 1ª fase do projeto, procurou definir-se uma visão e objetivos claros para o sistema educativo e uma linguagem comum para os países, autoridades locais, escolas, professores, estudantes e outros "stakeholders".


A 2ª fase do projeto terá início em 2019 e prosseguirá nos anos seguintes. Nessa etapa, irá construir-se uma base comum de princípios e orientações didático-pedagógicas que possam efetivamente implementar os currículos pretendidos. Também nesta fase, serão exploradas os tipos de competências e perfis de professor que possam ajudar todos os alunos a atingir os resultados necessários para o seu

próprio sucesso.


A Fernão espera continuar a participar neste processo de investigação/ação e decisão internacional no campo das políticas públicas da Educação, tendo já sido convidada para o próximo encontro, que decorrerá em maio de 2019, em Vancouver, no Canadá.

Até lá, a Diretora e a jovem aluna irão agendar sessões públicas para apresentação do trabalho realizado até hoje, procurando fomentar fóruns de discussão sobre a Educação e o ” Futuro que Queremos”.

Ana Pina, Diretora da FMP


Posts Em Destaque
Categorias
Arquivo
Procurar por tags
bottom of page