INTRODUÇÃO
A aprendizagem ativa reveste-se da maior importância na medida em que proporciona aos alunos conhecimentos, sobre ciência, que lhes permitem a expressão de opiniões e a tomada de decisões sobre questões ligadas com o meio envolvente.
A iniciativa Rede de Clubes Ciência Viva na Escola, centrada inicialmente, na Fernão, no âmbito da Física e da Química, pretende promover aprendizagens significativas, estimular a curiosidade e levar à descoberta e/ou desenvolvimento de talentos, concorrendo assim simultaneamente para a atribuição de sentido e utilidade em relação às aprendizagens.
Privilegiando a realização de atividades práticas/experimentais, através de uma ação direta e com uma perspetiva de investigação, os alunos são desafiados a compreender e a questionar os fenómenos do dia-a-dia, ao mesmo tempo que desenvolvem competências de análise e resolução de problemas.
OBJETIVOS GERAIS
Despertar a curiosidade acerca do mundo natural à volta dos alunos e criar um sentimento de admiração, entusiasmo e interesse pela Ciência.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Estimular nos jovens o interesse, a curiosidade e o gosto pelo estudo dos fenómenos naturais.
Consciencializar os alunos do papel das Ciências no seu quotidiano.
Permitir a consolidação de conhecimentos adquiridos na disciplina de Físico-Química.
Desenvolver a capacidade de trabalho de grupo.
MISSÃO
Proporcionar aos aprendentes a aquisição de informação científica para a compreensão do mundo em que vivem, de forma a contribuir para que desenvolvam as competências necessárias à sua formação global.
ATIVIDADES
Realização de atividades experimentais para desenvolvimento e consolidação de conhecimentos.
Pesquisas
RECURSOS FÍSICOS E HUMANOS
Laboratórios de Física e de Química
Professor de F.Q.
Alunos intervenientes.
EQUIPAMENTO
Computador e projetor multimédia.
Material de desgaste.
HORÁRIO
Sexta-feira das 17:20 H – 18:10 H
RESPONSÁVEL
Professor Elder Almeida