top of page

Education 2030 – Está na hora de falar! Todos juntos vamos fazer a diferença!

Tenho de começar por dizer que só o facto de poder estar a passar o meu testemunho, contar a minha experiência da participação no esplêndido projeto "A Voz dos Alunos" é algo que me deixa extremamente feliz pois a oportunidade de poder passar a mensagem dos meus colegas e o que pensamos faz a diferença, é algo único e especial.


Durante os 3 dias de conferência em Paris, entre 29 e 31 de outubro, aprendi que, apesar de o mundo ser tão grande, um estudante é sempre um estudante, e com isto quero dizer que à volta do mundo há preocupações relativas à educação que são comuns como, por exemplo, a sobrecarga curricular e a falta de acesso à educação relativa às mais básicas capacidades obrigatórias da vida adulta.


Cada dia teve o seu ponto alto, em todos eles tive a oportunidade de ter opiniões e de as exprimir. Claro que não fui em representação de mim própria mas sim de toda a comunidade escolar que me rodeia e por isso na mente e no coração ela esteve sempre presente. É neste projeto que a voz de todos pode ser ouvida, todos nós temos opiniões e sugestões que podem mudar para melhor o dia a dia dos jovens a nível mundial e, se tenho esta oportunidade, se temos esta oportunidade, está na hora de falar. Foi isso que eu fui fazer pela Escola Secundária Fernão Mendes Pinto.


No primeiro dia, durante a manhã, foi feito um levantamento dos objetivos, concluídos e em fase de conclusão. Foi também discutida a agenda para os dias que se seguiram. Tivemos o privilégio de ouvir especialistas em diferentes áreas falar sobre o projeto “the future we want”. Dois alunos falaram, um deles sobre a pressão e o stress que a escola impõe e provoca nos estudantes e o aluno português falou sobre as diferenças entre os muitos locais no mundo e as perspetivas na educação. Para mim foi esta a parte mais interessante da manhã.


Durante a tarde desse mesmo dia fomos divididos em 6 grupos, em duas sessões diferentes, ou seja, tínhamos 6 temas e cada grupo trabalhava um tema durante uma hora e meia, depois os grupos mudavam e trabalhávamos outro tema dentro desses seis durante outra hora e meia. Por fim foram recolhidas e apresentadas as conclusões a todos os participantes. Esta foi a minha parte preferida do primeiro dia porque foi onde ganhei o à vontade de falar naquele ambiente. Eu trabalhei os temas em relação ao curriculum e aos aspetos em que este se devia focar, tive assim oportunidade de mencionar o tema da educação da saúde e saúde mental tal como o da educação social e emocional pois estes parâmetros encontram- se interligados e são, na opinião de muitos, aspetos sub-explorados.



No segundo dia os participantes foram divididos em estudantes; professores; decisores políticos.


Eu, obviamente, participei no debate dos estudantes onde chegámos à conclusão que a equidade é a chave para o projeto “the future we want” e “education 2030”.

Foi, para mim, o dia mais interessante. Eu era a jovem mais nova a participar no debate e senti que tudo o que dizíamos, independentemente da idade, era ouvido e valorizado.


No terceiro dia foram apresentadas conclusões e propostas áreas de trabalho para a próxima reunião.


Devo dizer que este projeto é o mais interessante em que já tive a oportunidade de participar. Sinto-me muito feliz e honrada por estar a dar voz a todos porque todos juntos vamos fazer a diferença.

Beatriz Góis, 14 anos

Posts Em Destaque
Categorias
Arquivo
Procurar por tags
bottom of page