top of page

Encontro sobre Discriminação e Orientação Sexual

No dia 31 de Outubro de 2018, um grupo de docentes da nossa Escola deslocou-se ao Centro Cultural Juvenil de Stº Amaro, no Laranjeiro, para assistir a um encontro sobre o tema “Discriminação e Orientação Sexual”, iniciativa promovida pela Câmara Municipal de Almada no âmbito do Dia Municipal para a Igualdade (Ciclo de Encontros Ser Igual). Vitor Silva (Rede Ex Aequo), Rita Paulos (Casa Qui) e Rui Maria Pêgo (apresentador de Televisão e Rádio) foram os oradores convidados e Catarina Marcelino (deputada do Partido Socialista na Assembleia da República) desempenhou o papel de moderadora do debate. A presidente da Câmara Municipal de Almada, Inês de Medeiros, marcou também a sua presença neste evento.

A sala, embora de pequenas dimensões, estava cheia de alunos (e alguns professores acompanhantes) e o ambiente que se criou foi bastante agradável e descontraído.


E porque, de um modo geral, a sessão foi do agrado de todos os participantes, ficam alguns dos (nossos) testemunhos:


“Discutiram-se alguns assuntos como a transsexualidade, intersexualidade, orientação sexual, o “coming out” e outros pequenos grandes tabus muitas vezes associados à discriminação sexual. Partilharam-se algumas experiências e, por entre as questões e ocasionais “risotas” dos mais inibidos e curiosos, falou-se de tolerância, respeito, aceitação e abriram-se algumas mentes… ou pelo menos assim espero!”

Sandra Marta, professora de Inglês


"Tendo assistido ao encontro em questão considero muito relevante o seu conteúdo, uma vez que abordou temas fraturantes na sociedade sobre os quais um amplo debate pode ajudar a produzir uma opinião informada.

Como referido no folheto da palestra “Não nascemos mulheres, tornamo-nos mulheres. Nem nascemos homens tornamo-nos homens. E se nos olharmos assim, facilmente percebemos por que razão a Igualdade de Género é um assunto de todas e de todos.” Considero, pois, que numa sociedade democrática e livre iniciativas como esta são fundamentais para remover muitos obstáculos no que diz respeito à igualdade de género."

Elder Almeida, professor de Físico-Química


A minha ida à Casa da Juventude de Santo Amaro para assistir ao encontro/debate sobre o tema “Discriminação e Orientação Sexual” fez-me refletir sobre a relação existente entre Sexo (que remete para as diferenças biológicas e fisiológicas entre homens e mulheres) e Género (que é uma construção cultural das caraterísticas masculinas e femininas).

O conceito de Género descreve, assim, o conjunto de qualidades e de comportamentos que as sociedades esperam dos homens e das mulheres, formando a sua identidade social.

Embora a legislação em vigor garanta a igualdade de oportunidades entre mulheres e homens no mercado laboral, na prática ainda subsistem expetativas diferenciadas para mulheres e homens decorrentes de estereótipos e de papéis sociais de género...

Nuno Ferreira, professor de História


"Estive no encontro porque, como professora, sinto ser uma mais valia estar informada o melhor possível sobre o tema. É na idade dos nossos alunos que muitos adolescentes sofrem com as suas realidades e diferenças e um professor mais sensível, atento e informado pode fazer a diferença nas suas vidas."

Alzira Caldeira, professora de Técnicas de Comunicação em Acolhimento Turístico



Posts Em Destaque
Categorias
Arquivo
Procurar por tags
bottom of page