top of page

No âmbito do Projecto Art’Themis, que tem entre as suas preocupações a prevenção da violência, a UMAR realizou um estudo que envolveu 4652 jovens com cerca de 15 anos de idade. Comparados os resultados de 2018 com os do ano anterior há cada vez mais razão para nos alarmarmos. A violência aumenta e "a percentagem de vítimas de violência sexual passou de 24% para 25%. A proporção dos que foram alvo de perseguição passou de 25% para 26%. As vítimas de violência física eram 6% e são agora 8%...."


Foi para lutar contra estes números que a Cristiana Alhinho e o Afonso Gomes, alunos do 11ºano, depois de terem feito uma formação no âmbito do projeto "Namorar com Fair Play", visitaram várias turmas da escola e, em interação com os seus colegas, os informaram e levaram a refletir sobre temas como os direitos humanos, as diferenças entre homens e mulheres, impostas pela sociedade e associadas a estereótipos, e ainda a desigualdade sofrida, particularmente por parte das mulheres, na fruição desses mesmos direitos, vítimas de muita violência. Casos da vida real como o depoimento da atriz Paula Neves serviram para ilustrar este tipo de situações. Utilizando uma série de jogos os alunos foram sendo estimulados a encontrar respostas para um leque de questões que os confrontava com tipos de agressão e posicionamento de cada um.

As emoções afloraram, foram partilhadas e ninguém saiu das sessões indiferente ao que aí tinha sido debatido.

Importantes foram ainda os contactos deixados, a que se pode recorrer em caso de se ser vítima de violência, talvez um dia úteis a alguém que acompanhou a sessão ou a conhecidos e amigos de quem lá esteve.


Ajudar a dizer NÃO À VIOLÊNCIA, informar, prevenir, este o objetivo da Cristiana e do Afonso que, com as suas horas de solidariedade e a colaboração da Drª Rosário Nunes do IPD, quiseram contribuir para um mundo mais justo no futuro.






Posts Em Destaque
Categorias
Arquivo
Procurar por tags
bottom of page