top of page

O Programa Euroscola é uma iniciativa da Assembleia da República, em articulação com o Parlamento dos Jovens (Ens Sec).


Através do Concurso Euroscola pretende-se selecionar, a nível nacional, as escolas que irão representar Portugal nas Sessões Euroscola do Parlamento Europeu em Estrasburgo onde, durante um dia, jovens de toda a União Europeia debatem temas europeus.


Familiarizam-se, desta forma, os alunos selecionados com o funcionamento das instituições europeias. Sendo-lhes oferecida uma tribuna para exprimirem as suas opiniões, espera-se, também, que tomem consciência da importância do seu papel enquanto cidadãos interventivos na organização da Europa.


Na Fernão as alunas Filipa Borrêgo e Amália Pires da Silva, ambas do 10º ano, aceitaram o desafio e redigiram um texto sobre a temática da Igualdade de Género que submeteram a concurso.


Fruto da sua reflexão pessoal sobre a condição feminina no mundo em que vivem, estas duas jovens envolvem-se e lutam por mais justiça.

Abaixo algumas passagens do seu texto que ilustram o que acaba de ser dito:



"Como mulher sinto-me desprezada, mas como cidadã no mundo sinto-me simplesmente desesperada..."


"...Estamos numa sociedade que simultaneamente alerta na internet o quão as mulheres estão desprotegidas… no entanto, assobia para o lado quando alguma mulher está a ser assediada perto de si. Falamos tanto na evolução que viemos a sofrer ao longo dos séculos de existência do ser humano, mas males piores se engrandecem..."


"...É preciso trazer o feminismo para a nossa realidade, é preciso divulgá-lo, é preciso utilizá-lo como arma e não como escudo..."


"...Agir nas escolas, agir nos trabalhos, agir nas mentalidades. Agir sobre os estereótipos de forma a quebrá-los ... "

Posts Em Destaque
Categorias
Arquivo
Procurar por tags
bottom of page