top of page

Escolas de Lille, Madrid, Malta e Roma juntam-se aos grupos portugueses selecionados, para integrarem o “Alemão em Cena”, 2014. Peças apresentadas: 16

Entre 14 e 17 de maio, Almada foi cidade anfitriã para catorze grupos de jovens atores, provenientes de oito escolas portuguesas e quatro estrangeiras.

Nos dias 15 e 16, todos exibiram as suas peças no Fórum Municipal Romeu Correia – Auditório Fernando Lopes Graça.

Alunos e professores tiveram ainda a possibilidade de aperfeiçoar competências, frequentando workshops diversos, centrados na expressão corporal, na dança, na música e no teatro.

Com vários momentos propícios à socialização, o programa terminou no sábado, dia 17, em Lisboa, com um almoço no Goethe-Institut.

A nossa Escola integrou este festival com os grupos ,,Die harten Nüsse” (Os Quebra-Cabeças/8ºano/ peça ,,Helden”) e os ,,Al-Madan” (grupo misto/10º ano e outros/peça ,,Heroisches Casting”).

“Die harten Nüsse” / ”Os Quebra-Cabeças” - 8º2: Guilherme Carrapito, João Balbino, Maria Inês Amaral, João Carvalho, Bernardo Albano, Miguel Garcia, Catarina Pereira e Eva Mendes.

A nossa participação no “Alemão em Cena” foi algo inovador, para nós mesmos, foi algo que mudou a nossa vida, não só escolar como a nível pessoal.

Começámos por apresentar a nossa primeira peça, no ano passado, no Fórum Romeu Correia, e a partir daí nunca mais quisemos parar.A seguir a essa nossa participação no “Alemão em Cena” fomos convidados para ir representar na Escola Secundária de Camões, em Lisboa. Não recusámos uma oferta destas e fomos. Depois só voltámos a representar quando começou o oitavo ano, desta vez com o tema “heróis” mas este ano há uma pequena diferença: o projeto alargou-se a mais países da Europa. No ano passado apenas participaram grupos portugueses. Como somos mais grupos, este ano houve eliminatórias, nas quais nós passámos, felizmente. Estas tiveram lugar, mais uma vez, na Escola Secundária de Camões. Agora, depois desta experiência estar prestes a acabar, a única coisa que podemos dizer, é “obrigado”, pelas maravilhosas memórias que o “Alemão em Cena” nos deixou. Não iremos esquecer as peças, os amigos que fizemos, os alemães que conhecemos e a adrenalina de estar em palco, tão rapidamente. Por isso, obrigada.

Eva Mendes, 8º2

“Die Al-Madan”/ “Os Al-Madan” - 10º7 e Cursos Livres de Alemão: Bruna Daniela, Catarina Silva, Inês Gomes, Susana Jesus, Daniela Mateque, Helena Parauta, Paulo Neves e Pedro Silva.


Quando soubemos que ia existir um teatro em alemão ficámos um pouco receosos por não ser na nossa língua materna, mas começámos logo a medir os prós e os contras e percebemos que a vontade de participar e ter uma nova experiência era uma ótima ideia. Com algumas dificuldades em construir um grupo do secundário da Escola Secundária Fernão Mendes Pinto, expandimos a procura e ficámos com um grupo especial que inclui alunos da escola, de outra escola, adultos e até um professor. Este grupo especial beneficiou-nos pois conseguimos conciliar tudo e com muito esforço, dedicação, vontade e cumplicidade, fomos aceites e chegámos a este patamar. É uma honra ter um grupo como este e é um privilégio poder ter todas estas oportunidades graças a quem acreditou em nós. Esperamos deixar Almada orgulhosa e dar seguimento a este projeto que nos dá tanta felicidade.

Bruna Daniela, 10º7


Será que me vão entender? Numa peça de teatro, em ALEMÃO?! Indagava eu no início da aventura. Receoso, duvidoso. “Tenho a certeza que consegues… que conseguem!”, afirmava a professora, com a segurança de quem já tinha feito esta “viagem” inúmeras vezes. Ensaios e mais ensaios com o encenador a clamar, rigoroso e implacável – “vivam a peça, sintam-na, ela é vossa”. Passaram dias, semanas, meses e eis que os “Al-Madan” pisam o palco, dos seus sonhos e ambições, primeiro na ES de Camões e finalmente no festival final em Almada (jogámos em casa), à vista de todos: pais, amigos e colegas. Houve muitos prémios (risos, palmas, elogios), mas o maior foi o dever cumprido, o desafio ultrapassado. Venha o próximo. Auf Wiedersehen!

Paulo Neves, Professor de Geografia

Posts Em Destaque
Categorias
Arquivo
Procurar por tags
bottom of page