top of page

Workshop de Formação



Orientado por Erik Kijne, um consultor que percorre mundo a fazer formação e facilitação do desenho de projetos, decorreu nos dias 16 e 17 de setembro, nas instalações da Hovione, em Lisboa, um workshop para tutores do PMI. Convidados foram também três representantes de escolas que têm trabalhado em parceria com o PMI, a saber Escola João Villaret – Loures, Colégio Monte Flor - Carnaxide e a Escola Fernão Mendes Pinto – Almada.

Ao longo de dois dias de formação intensiva o grupo tomou consciência da importância do papel do facilitador no desenho dos projetos e, através de exercícios de simulação fortemente interativos, foi-se apropriando dos princípios da metodologia LFA. Passo a passo foram identificados pontos fracos na fase de planeamento dos projetos, analisadas as razões que lhes dão origem e discutidas e experimentadas as práticas que levarão a um planeamento por objetivos, com a participação ativa e o contributo das decisões de todos os envolvidos.


Vindo ao encontro do que se pretende do professor do século XXI, supostamente empenhado na construção de saberes através de trabalho por projetos, este workshop foi um contributo inestimável para se compreender como o domínio das técnicas subjacentes ao exercício do seu papel de facilitador pode mudar resultados em termos de dinâmica na gestão de projetos em contexto escolar bem como da qualidade dos produtos finais.

Posts Em Destaque
Categorias
Arquivo
Procurar por tags
bottom of page