FORMAÇÃO PROFESSORES
DE
“Classrooms are, after all, not just cognitive places. They are also emotional places, social places, motivational places, and so on. These diverse elements prompt different concerns for the teacher, and they sometimes conflict, that is, the best practice cognitively may be poor practice motivationally”
(Daniel T. Willingham, “Why Don’t Students Like School?”)
Concordamos com Daniel Willingham, as salas de aula não são apenas espaços cognitivos. São muito mais e cada vez mais do que isso: são também espaços sociais, emocionais e motivacionais que, por vezes, entram em conflito.
Ao professor cabe a grande responsabilidade da facilitação do processo educativo, em sala de aula, consciente da complexidade com que aí se confronta, mas também fora dela, sabendo-se quão importante é a atmosfera de escola na influência que pode exercer em termos de motivação e prevenção do abandono escolar precoce. É preciso experimentar, avaliar e disseminar novas estratégias conducentes à promoção da inclusão e do sucesso.
A formação de docentes, atualizando e aprofundando saberes, é fundamental para elevar e alargar competências, refletir sobre a realidade do ensino face aos desafios do futuro e inspirar mudanças.
Integrado no GPRE, o Grupo EDU valoriza não só o ensino formal como o não formal também.
Daí que, paralelamente à frequência de ações de formação, os professores sejam igualmente incentivados à participação em projetos, a nível local, nacional e internacional, oportunidades em que professores e alunos, nas parcerias estabelecidas, podem desenvolver competências essenciais como a comunicação, a colaboração, a criatividade e o espírito crítico, no confronto consigo e com o Outro, num processo de enriquecimento recíproco, individual e coletivo.